Veja o que é o Seguro Desemprego e quem pode dar entrada

Os direitos trabalhistas dos brasileiros foram conquistados ao longo do tempo e, para quem acabou de perder o emprego, sabe de perto o quanto o Seguro-Desemprego ajuda nessas situações.

Atualmente, o país conta com mais de 11 milhões de pessoas não estão trabalhando, e isso se deve ao fato da crise econômica e dos escândalos de corrupção que o Brasil está sofrendo atualmente.

Por conta disso, é extremamente importante que os cidadãos brasileiros entendam o que é e como dar entrada no Seguro desemprego, um dos direitos trabalhistas mais importantes do trabalhador brasileiro.

seguro-desemprego

Ao contrário do que muita gente pensa, o seguro não é destinado apenas para trabalhadores que foram dispensados sem justa causas de suas funções; o benefício Seguro Desemprego também engloba pessoas que foram resgatadas em situação de trabalho escravo e pescadores profissionais.

Então, se você se enquadra em das colocações anteriores, certamente tem direito de receber o benefício. Porém, você já sabe como fazer o agendamento do Seguro Desemprego e receber o pagamento? Confira a seguir todas as informações importantes e relacionadas a esse benefício tão importante para quem acabou de ser mandado embora.

Como funciona o Seguro Desemprego

Depois que uma pessoa é mandada embora sem justa causa, ela tem direito de receber o seguro desemprego em um período de tempo determinado.

Ou seja, se uma pessoa foi mandada embora no dia primeiro de outubro, então ela poderá requerer o benefício a partir do sétimo dia após a dispensa. Você terá, ao todo, 4 meses (120 dias) para solicitar o Seguro Desemprego e receber o seu beneficio.

seguro-desemprego

É importante lembrar disso pois muitas pessoas, por pura falta de informação, acabam não sacando o valor correspondente ao direito trabalhista por não saber o que deve ser feito.

Essa é uma realidade do mercado de trabalho brasileiro e, após o vencimento do período, não será mais possível solicitar o direito do Seguro Desemprego.

Quem tem direito ao Seguro Desemprego

Há muita gente que acha que o Seguro Desemprego só cobre trabalhadores “formais” e os domésticos que são dispensados sem justa causa, porém esse é um erro muito comum.

O direito trabalhista também cobre pescadores profissionais em período de defeso, ou seja, quando há a proibição da pesca, e trabalhadores que são resgatadas da condição de trabalho escravo.

seguro-desemprego

Embora o valor do benefício do Seguro Desemprego sejam diferentes para cada grupo de trabalhadores, todos possuem o direito e devem correr atrás de seus direitos trabalhistas.

Então, se você conhece algum pescador profissional ou pessoas que tenham sido resgatadas de uma situação análoga ao trabalho escravo, converse com eles a respeito de seus benefícios trabalhistas.

Como agendar o meu seguro desemprego?

O agendamento do seguro ficou muito mais fácil graças a Internet. Antigamente, era necessário enfrentar filas e filas que, algumas vezes, demoravam horas pra terminar.

seguro-desemprego

Atualmente, para agendar o recebimento de seu seguro, o interessado deverá acessar o site do Seguro Desemprego pertencente ao Ministério do Trabalho por meio do link a seguir:

Após isso insira as informações de acordo com a sua realidade.

Ao inserir o Estado, Município e o tipo de atendimento, o sistema retornará com o local mais próximo onde você terá que ir para dar procedimento a entrada no seguro.

Prazos

Confira a seguir os prazos relacionados aos trabalhadores que têm direito ao beneficio do Salario Minimo:

  • Trabalhador formal – do 7º até o 120º dia após a dispensa do trabalho;
  • Empregado doméstico – do 7º até o 90º dia após a dispensa do trabalho;
  • Pescador – 120 dias após a proibição da pesca (período de defeso);
  • Trabalhador resgatado – 90 dias a partir da data do resgate.

Após ler todas as informações desse artigo, você certamente já está mais familiarizado com o benefício e aprendeu, certamente, o que é e como agendar o seguro desemprego. Se você possui alguma dúvida que não esteja sanada aqui no artigo, faça um comentário para que possamos te ajudar.