Saiba como acessar o eSocial e quais as mudanças que ocorreram!

O eSocial é um programa do governo federal que veio para trazer mudanças significativas e positivas no que diz respeito ao envio de informações dos trabalhadores que são disponibilizados pelos empregadores.

O programa começou a ser implantado e está gerando algumas dúvidas das pessoas. Entender o novo funcionamento desse procedimento é muito importante, assim também como é fundamental saber como utilizar ele.

Inicialmente, ele pode parecer difícil, mas acredite, ele foi desenvolvido com o intuito de facilitar tanto a vida do empregado, como também do empregador. Logo, as mudanças se aplicam aos dois usuários.

O projeto visa unificar o envio de informações pelo empregador em relação a seus empregados. Agora fica mais fácil disponibilizar os dados, sem contar que eles podem ser enviados junto com outras documentações que também são importantes.

eSocial

Entender as mudanças aplicadas com a chegada desse novo sistema é um passo muito importante para que as empresas passem a fazer os procedimentos de forma correta. Aqui viemos trazer alguns posicionamentos importantes sobre o funcionamento e utilização.

Como acessar o ESocial?

A dúvida sobre como acessar o eSocial é uma das mais recorrentes. As empresas que estão começando a utilizar esse novo sistema possuem dúvidas sobre como o acesso ocorre e como fazer o envio dessas informações.

O primeiro passo para que você tenha acesso ao portal é fazendo a emissão do código de acesso.

Para que você possa entender melhor como o procedimento inicial funciona, colocamos abaixo quais são as informações solicitadas para geração do código de acesso ao portal e social:

  • É necessário apresentar o CPF, data de nascimento e número dos recibos de entrega da declaração do imposto de renda pessoa física dos últimos dois exercícios dos quais o empregador seja titular.

Não podemos deixar de considerar que muitos usuários ainda estão enfrentando problemas no que diz respeito à utilização de sistema. Para esses casos é muito importante ter acesso a informações que esclareçam as pendências envolvidas.

Quais são as Mudanças?

eSocial

O projeto inicial para esse programa (www.tb08.net) foi criado no ano de 2015 e muitas empresas já estão fazendo o uso do mesmo.

O objetivo é unificar o recolhimento dos tributos e do fundo de garantia de tempo de serviço para os empregados domésticos, conforme mencionado anteriormente.

A necessidade da implementação desse projeto ocorreu para que fosse cumprida a determinação dada pelo texto da lei do simples doméstico e também para que fossem feitos cadastros contratuais. Importante destacar que esse sistema foi criado para interferir no processo entre o empregador e o trabalhador doméstico.

A partir do momento em que temos processos informatizados, tudo fica mais fácil e mais acessível. Sem contar que também proporciona maior transparência na declaração das obrigações e tributos.

Procuramos listar abaixo quais são as mudanças aplicadas com a chegada desse programa, quais são os procedimentos que passarão por alterações com a implementação do mesmo:

  • Documentos de admissões ou demissões;
  • Documentos sobre a jornada de trabalho e alterações de horários;
  • Documentos sobre alteração de salário.

Sempre que o empregador ou o empregado tiver dúvidas a respeito do funcionamento do portal eSocial e também de todos os processos que envolvem o mesmo, fica indicado o acesso ao manual que mostra todos os detalhes a respeito desse sistema.

O manual pode ser bem esclarecedor e pode ser acessado gratuitamente.
Uma mudança significativa nos últimos dias está preocupando alguns empregadores, esse programa eSocial será obrigatório para todas as empresas a partir do ano de 2016 e não somente para o empregador doméstico, como ocorria inicialmente.

As mudanças causarão grandes impactos e farão com que as empresas se reorganizem para poder fazer a utilização correta desse novo sistema.