Como escrever o ensaio perfeito para obter uma bolsa de estudos

Você está planejando candidatar-se a uma bolsa de estudos? Aprenda a escrever um bom ensaio para se candidatar a uma bolsa de estudos

Ou para obter ajuda financeira na universidade ou para realizar seu sonho de estudar no exterior, escrever um ensaio que argumenta por que você merece a bolsa de estudos pode ser decisivo quando se trata de definir se você será um dos escolhidos. É por esta razão que você deve certificar-se de que o texto transmite suas habilidades e méritos da melhor maneira possível. Ken e Gen Tanabe, autores do livro de conselhos para estudantes universitários, escrevem no Super College algumas dicas sobre como escrever um ensaio destinado a obter uma bolsa de estudos. Em seguida, compartilhamos com você:

Escreva um ensaio alinhado com os objetivos da bolsa de estudos

Bolsa de Estudos

Algumas bolsas são destinadas a “líderes do futuro”, liderando cientistas ou pessoas dedicadas ao serviço comunitário. Por esta razão, você deve certificar-se de que o que você escreve está intimamente ligado a essa visão, o que mostra que você é exatamente o que a organização está procurando. Você deve escolher quais aspectos da sua vida são relevantes para quem concede o financiamento. Não importa o quão bem escrito o texto, se você transmitir o contrário é muito improvável que você obtenha a bolsa de estudos.

Uma boa oportunidade também para os estudantes que desejam garantir experiência profissional é jovem aprendiz Itaú salário. Vale a pena conferir.

Responda a pergunta de fundo

O objetivo do ensaio é convencer a organização de que você é a melhor escolha para a bolsa de estudos. Então, se a questão de ensaio é, por exemplo, “Por que você quer estudar medicina?”, O que eles realmente querem saber é “Por que você será o melhor médico e por que devemos dar-lhe o nosso dinheiro?”.

Lembre-se de que muitas pessoas de contextos e objetivos semelhantes aos seus provavelmente postulam. Portanto, dizer por que você quer ser médico não é suficiente, pois todos dirão o mesmo. O que você deve fazer é se destacar do resto dos candidatos e provar que você é o mais digno do prêmio.

Apresenta um argumento central

Seu ensaio deve ter – sim ou sim – um argumento central, ou seja, expressar uma ideia clara para o leitor. Se você não tem certeza se o seu ensaio o possui, tente resumi-lo em uma única frase. Deve haver algo como “Crescer no campo me ensinou a ser uma pessoa independente” ou “O tratamento de vícios é o único meio de ganhar a guerra contra as drogas”. Se você não consegue condensar o seu ensaio em uma ideia central, seu texto pode não ser totalmente claro ou pode simplesmente não ter um argumento principal.

Bolsa de Estudos

Além de listar as razões pelas quais você merece a bolsa de estudos, você também deve expor alguma parte de sua vida. É importante que você se concentre em um aspecto e não em todas as facetas de sua pessoa, caso contrário, o seu ensaio perderá seu impacto. Este texto não deve ser como um currículo ou detalhar todas as suas conquistas. Ao se concentrar em um único aspecto, você pode fornecer mais profundidade e fornecer informações valiosas sobre quem você é.

Este ensaio não é como qualquer um dos que você escreveu como estudante, pois trata de mostrar o que você está apaixonado e por que você está fazendo isso. Certifique-se de que o tema do seu ensaio realmente o excita e deixe suas palavras refletir esse entusiasmo.

Seja concreto

Em vez de usar frases tão largas e impessoais como “a educação é a chave para o sucesso”, defina a influência da educação sobre aspectos específicos da sua vida. Se você está escrevendo sobre seu desejo de ser um escritor, explique que isso se originou depois de ouvir as histórias que sua avó contou aos quatro anos. Desta forma, o leitor pode se sentir identificado com suas experiências e não esquecerá seu ensaio após cinco minutos.

Certamente, você especificou suas qualificações e méritos em detalhes no formulário de inscrição, portanto, não é recomendado que você repita tudo na sua redação. Em vez disso, aproveite a oportunidade para investigar uma ou duas conquistas que realmente o marcaram, colocá-los em contexto e compartilhar o verdadeiro significado que eles tiveram em sua vida.