Entenda mais sobre o cadastro de pessoa física e como criar!

Vários serviços online da Receita Federal estão vinculados ao CPF e o cidadão tem toda a praticidade do mundo na hora de resolver as suas pendências.

É muito importante sabermos utilizar esses recursos e aqui deixaremos as instruções para que isso possa ocorrer sem nenhuma dúvida.

É cada vez maior o número de pessoas que precisam fazer o cadastro e consulta do CPF, mas não sabem que esses dois serviços estão disponíveis para serem acessados sem nenhum custo pela internet.

Com o passar do tempo as pessoas vão aprendendo a utilizar a internet ao seu favor. Os órgãos públicos passaram a disponibilizar vários serviços para facilitar o atendimento e resolução dos problemas do cidadão.

Ainda tem muitos serviços importantes que não foram informatizados, mas os órgãos estão trabalhando em cima disso para trazer o melhor atendimento possível.

Cadastro do CPF

Sempre que precisamos resolver alguma pendência em algum órgão público é interessante procurarmos, primeiramente, no site desse órgão para que possamos saber se o problema pode ser resolvido pela internet sem ter que iremos ao atendimento presencial.

Além de oferecer serviços vinculados ao cadastro de pessoa física, a Receita Federal também oferece vários outros que envolvem a sua administração, depois não deixe de analisar no site quais são os detalhes disponíveis para você.

Como fazer o cadastro do CPF

O cadastro no CPF é um recurso online que muitos cidadãos precisam utilizar para não terem que ir até o atendimento presencial, cujo tempo de resolução do requisito pedido acaba sendo um maior.

Utilizando a internet para se cadastrar nesse documento o procedimento fica muito mais simples.

O serviço online não substituiu os atendimentos presenciais, sendo assim, o cadastro no CPF continua podendo ser executado através das agências conveniadas. O cidadão é quem deve escolher qual é o meio mais acessível para que ele faça o procedimento que precisa.

Para que não haja dúvidas sobre como executar o cadastramento do CPF pela internet, disponibilizamos algumas instruções simples que mostram como o procedimento funciona.

Cadastro do CPF

Vale destacar que esse serviço estará à sua disposição em qualquer horário do dia e em qualquer dia da semana, o que não ocorre quando se trata de atendimentos presenciais.

  • Acesse receita.fazenda.gov.br;
  • A inscrição da primeira via do CPF online só poderá ocorrer para pessoas que possuem idade entre 16 e 25 anos e que tenham o título de eleitor regular, para os demais casos é necessário procurar a entidade conveniada;
  • Para que a inscrição possa ser realizada é necessário fazer o preenchimento de todos os dados que estão sendo pedidos.

Consulta Situação CPF

Agora que você já tem conhecimento sobre como fazer o cadastro CPF, o próximo passo é aprender como fazer a consulta que também é um serviço muito importante e que facilita a vida de vários cidadãos.

A consulta da situação cadastral do CPF online é um procedimento que está sendo utilizado com muito mais frequência, grande parte do cidadão já tem conhecimento de que é possível fazer uma emissão de um documento apresentando a situação cadastral do CPF através do site da Receita Federal.

Quem possui dúvidas a respeito de como ter acesso a esse serviço que facilita muito a nossa rotina poderá conferir as instruções disponibilizadas a seguir. Esse serviço é totalmente gratuito e poderá ser acessado em qualquer dia da semana e em qualquer horário que o cidadão precisar:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Para que a consulta seja realizada no site precisamos informar o número correto do CPF e a data de nascimento do titular desse documento;
  • Após preencher corretamente esses dois dados pedidos é necessário clicar no botão consultar;
  • Clicando no botão consultar o site vai gerar uma nova janela com alguns caracteres que você vai ter que preencher como medida de segurança para ter acesso a página com informações sobre o documento.